sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Futebol Que Não é Mais Brasileiro



Futebol, o esporte que é mais praticado no mundo inteiro! Futebol é um esporte que é jogado desde a época da China Antiga e que suas regras foram criadas na Inglaterra no ano de 1863.
A primeira partida de Futebol entre seleções foi realizada no dia 30 de Novembro de 1872, entre Escócia e Inglaterra, que terminou em 0 a 0. No Brasil, o Futebol foi trazido pelo paulista Charles Miller, que trouxe na sua maleta uma camisa, um short, um par de chuteiras e duas bolas. Quando Miller fez isso, ele selou que o Brasil seria o "País do Futebol".
O que tem muito jogador brasileiro ferrando com esse nome por aí...
Eu estou escrevendo essa crítica pois vejo que depois que os jogadores brasileiros foram espalhados para os quatro cantos do mundo, a ambição é tanta que não tem nem mais graça ver partida de Futebol.
Eu quero que você, meu querido leitor, analise dois vídeos que coloquei abaixo da famosa Seleção Brasileira.
Primeiro o vídeo da Seleção da Copa de 1982 jogando contra a Nova Zelândia.


Agora veja o vídeo da Seleção de agora, em um amistoso contra a França.


Nisso, você que está lendo deve me perguntar: pra que colocar esses dois vídeos?
A minha resposta é simples: para você ver a diferença das duas épocas! E a diferença é de tamanha proporção que você não imagina.
Eu separei apenas quatro diferenças para você ver o básico, e só de ver isso, você talvez vai concordar comigo.
A primeira diferença é que naquela época, o Futebol brasileiro não era tão lucrativo como é hoje. Era muito raro de ver um jogador ser vendido assim de um clube para o outro como uma facilidade que é hoje. A Bolsa de pagamento do jogador na época era mediana, mas mesmo assim os jogadores davam tudo de si.
A segunda é que os jogadores não possuíam o luxo todo que se tem hoje. Antes, os jogadores tinham que ir para o estádio representar o seu país com o que ele tinha. Indo de carro ou até mesmo de transporte comunitário, mas eles não tinham um ônibus só para eles para fazer um amistoso com uma seleção medíocre.
A terceira é que nenhum jogador fazia as coisas que se faz hoje. O time poderia até perder a partida, mas você via todo mundo tentando fazer o possível para poder virar o jogo, o que é muito difícil de se ver hoje.
E a última é que a seleção não tinha tanto patrocínio como se tem hoje. A primeira grande patrocinadora da Seleção Brasileira foi a Topper, e o pagamento era razoável, mas era para o jogador ver que nada era tão fácil se ele não desse sua garra! Agora só porque o Brasil é patrocinado pela Nike, os jogadores acham que vão ganhar todas as partidas, o que é uma mente totalmente errada!
Eu quero deixar bem claro que não sou contra a prática do Futebol, pois sempre gostei muito dele e acho que a mensagem que se transmite é muito bonita, mas que poucos jogadores o interpretam direito.
A mensagem do Futebol é bem clara: para se alcançar a vitória, o jogador deve fazer o bem para si mesmo e para o grupo! Mas eu te pergunto: por que que muitos jogadores brasileiros acham que o time se resume em si próprio? Bem simples: todos só ficam venerando a somente um jogador, em vez de venerar o time inteiro!
E por causa disso, as notícias que se fala desse jogador, que praticamente sobe com a cabeça, não são lá tão legais! É muito raro você vê um jogador brasileiro movimentar fundos para ações sociais, mas é com uma frequência enorme que se vê informações que esse jogador fez besteira na rua! Por exemplo: você não vê uma notícia que o jogador Adriano ajudou uma criança necessitada na rua, mas você vê a notícia que ele se envolveu em vários escândalos sexuais!
Eu acho grande parte desse luxo todo desnecessário, pois o Brasil já ganhou três Copas do Mundo sem isso! Eu gosto de ver muitos vídeos das seleções brasileiras antigas pois você via um espírito de jogador de verdade! Todos esses anos o Brasil poderia até perder uma partida, mas você via os jogadores dando o melhor de si e chorando até por causa da derrota! Hoje em dia, os jogadores, ganhando ou perdendo, acabam sempre ganhando. E se não ganham o que querem, eles não aceitam jogar e se jogam é de modo totalmente desprezível! O que mais me deixa irritado é que os torcedores que sofrem com isso, enquanto o jogador não está nem aí com nada pois está recebendo o dele!
A Copa do Mundo é o torneio que praticamente pára todas as atividades! É um dos torneios que atinge a maior cota de venda de ingressos, mas já não tem mais graça ver o Brasil jogando! Se o Brasil pega então a França, já era, agente perde! Parece que o Brasil praticamente abre as pernas para a França e deixa eles darem um passeio do jeito que quiserem!
O Futebol Brasileiro não é questão de economia! Existem muitas pessoas que gostariam de estar no lugar do jogador que está aproveitando desse luxo todo. Os times estão mais preocupados em investir nos jogadores que já estão com a vida ganha do que naqueles que começaram nessa vida! Não é para ser um esporte em que apenas um é o responsável pela vitória, mas o time como um todo!
Então, para finalizar, penso que o Brasil tem muito a melhorar ainda para continuar sendo o "País do Futebol", pois agora ele não está merecendo esse rótulo.