quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Filmes Adolescentes



Filmes Adolescentes. O que dizer sobre eles?
Muito se cresce hoje em dia sobre esse tipo de filme. Digo isso porque eu cresci vendo filme para gente madura, como A Outra Face, Rocky e A Rocha, pois não tinha tantos filmes adolescentes na minha época como tem hoje. Só que hoje em dia, esses filmes extrapolam na mentira, nos contos de fadas e no sentimentalismo.
Eu me lembro que o único filme adolescente na minha adolescência foi Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado. Pelo visto, o assassino do filme sabia mesmo! Foi nesse filme que vi o clássico matador que usa o gancho. Cara, o assassino era hilário, sangue frio. Mas uma coisa me fez parar para pensar, e a pergunta era: qual era o motivo de ele matar todo mundo?
É isso que eu quero dizer do fato de que filmes adolescentes extrapolam na mentira, nos contos de fadas e no sentimentalismo. Porque os filmes antigos tinham um desenrolo, uma história, um motivo para as coisas acontecerem. Tinha um enigma por trás dessas coisas, e mais, tinha finais que você ficava chocado ou vidrado com o filme. Mas aí eu te pergunto: qual a lógica que existe nesses filmes de hoje, que são centralizados especialmente para adolescentes?
Resposta: nenhuma!
São poucos os filmes adolescentes de hoje em dia que eu conheço, mas eu nem quero conhecer, pois só de olhar esses filmes, eu fico, não só chocado, como também irritado!
Para facilitar seu entendimento eu vou falar, por parágrafos, cada filme que eu conheço.
Para começar um filme chamado Quebrando Regras. O filme, de começo, me chamou a atenção, pois fala de um esporte que eu me amarro de acompanhar: o MMA(Mixed Marcial Arts, ou Artes Marciais Mistas). O início até que ficou legal, porque ele briga como se fosse estilo de rua mesmo. Mas e depois? Vira apenas uma imitação barata do Karatê Kid. Desde quando um cara que tem um mês de treino conseguiria ganhar de um lutador que treina á vida inteira? O filme só fica nessa do personagem principal tentar esquecer o sentimento de culpa e amenizar a raiva que existe nele. Só fica nessa dele treinando para se vingar do cara que deu uma surra nele na primeira luta de MMA do filme. O filme mostra vários tipos de luta de MMA que aparece em uma cena que se passa a festa e também a lutas do herói contra o vilão, como lutas femininas, lutas de raças e a batalha dos sexos, a preferida do vilão. Mas aí eu pergunto: e depois dessa cena? Não deveria acontecer que o herói do filme lutasse todos os tipos de luta também? O que prende o telespectador de ver esse filme é as cenas de luta. Então por que tem poucas cenas e só fica naquele sentimentalismo barato? E o pior, as seqüências de luta parecem fáceis demais. O lutador passa de uma guarda para outra com uma facilidade grotesca nesse filme, do tipo de você piscar os olhos e pronto! Pelo que eu vejo em lutas profissionais e pelo que pratiquei lutas, é difícil mudar de posição assim de uma hora para outra, pois é muita técnica exercida. Aí um moleque, que nunca fez um jiu-jitsu na vida, consegue passar de guarda assim numa facilidade... Ah, tá de sacanagem?
O outro filme é Garota Infernal. Se você, homem, diz que só viu esse filme para saber o desenrolo da história, cara, você é mentiroso pacas, meu amigo! Todas as pessoas, inclusive homens, viram esse filme por causa da atriz Megan Fox. Por que? Porque ela é uma mulher muito bonita!(sem falar que bonita seria pouco para descrever tamanha beleza dela) Todos mundo quis ver esse filme para ver se ela faria algo tão ousado, como ela se mostra na capa do filme. Mas, te digo, isso acontece em cinco por cento do filme. Porque o filme todo é ela seduzindo rapazes para se alimentar deles. Isso acontece por causa que ela foi vítima de um ritual satânico, então, pelo visto, ela virou a própria diaba reencarnada na Terra! O filme inteiro fica nessa da garota, que é a melhor amiga da diaba, vive dizendo sobre ela estar confusa das coisas que acontece com ela. O filme não passa de uma história medíocre que só fez sucesso porque a atriz principal levou praticamente o filme pelas costas. E ainda falam que o filme é de terror! Que susto você leva, enquanto vê esse filme? Nenhum, cara. O filme inteiro não tem nenhuma cena assustadora. Se falassem que é um filme de assassinato, beleza, mas colocar um filme assim como terror é sacanagem! Que eu saiba, um filme de terror de verdade faz com que o telespectador sinta na pele a mesma coisa que a vítima dos acontecimentos está sentindo. Como diz o escritor de livros de terror Clive Barker, o filme tem que ter aquele impacto que faz com que a pessoa que está vendo fique chocado e assustado com as coisas que acontecem na história, e o final tem que ser de ter deixar aterrorizado, de você dizer: "Caraca, maluco!" E o final desse filme, não chega nem a um por cento do que falei. Você entra no cinema doido pra ver uma loucura da atriz e, com certeza, sairá irritado por causa do final, cheio de mentira e fantasia. Quer ver filmes de terror de verdade? Assista Hellraiser, O Iluminado, A Profecia(a versão original), Poltergeist, até mesmo O Exorcista, porque esses filmes são mil vezes assustadores do que essa da Megan Fox.
Por último(é, esse eu quis deixar por último mesmo), vamos falar do filme, melhor, da saga mais ridícula da história do cinema: A Saga Crepúsculo! E ainda falam que isso é filme de vampiro e, a partir do Lua Nova, de lobisomem. O filme se baseia no livro escrito por Stephenie Meyer que, pelo que eu pesquisei, passou a carreira inteira escrevendo essa saga(se bem que para ser uma saga, todas as histórias tem que ser ótimas, e esse livro não merece esse rótulo). Todos os filmes se passam sobre um vampiro que se apaixona por uma ser humana e o lobisomem tentando dar em cima dela(e só levando toco). E é aí que completa o que eu disse antes, o filme é sem nexo, cheio de maluquices sem sentido e, ainda, cheio de fantasia. Em que filme antigo de vampiros você vê um que brilha por causa da luz do sol? E onde que um lobisomem tem controle de suas emoções quando transformado? E começa o conto de fadas! Onde que uma garota normal confiaria e namoraria com um vampiro? Isso não existe! Como diz Felipe Neto: Isso não existe! Se fosse na vida real, ela seria violentada e morta! Não gostou de ouvir a verdade das coisas que acontecem? É isso aí! Voltando ao assunto, o lobisomem não chega nem perto do qual o ator Benicio Del Toro fez, na qual realmente é um lobisomem clássico: sanguinário, sem emoção e que mata todo mundo sem pensar duas vezes. E desde quando um vampiro se apaixona por uma ser humana? Lembra o que aconteceu com o Drácula? Ele morreu por causa de mulher que era reencarnação da mulher dele! E eu acho que isso serviu de lição para todos os vampiros, pois nenhum vampiro deixou se levar pela emoção de se apaixonar... até chegar esse vampiro versão adolescente! Que droga cara! Desde quando um vampiro se apaixona? Ele até pega umas gatas, mas depois ele mata elas, isso visto no filme Entrevista Com Vampiro, com Tom Cruise e Brad Pitt. Em suma, o filme todo é cheio de fantasia, mentira e sentimentalismo. E olha que um vampiro não é sentimental! O filme todo é um insulto para a lenda de vampiros e lobisomem.
Em suma, filmes adolescentes se resumem em realizar um propósito: aumentar a mente alucinada de um jovem alienado! Porque, no total, esses tipos de filmes não servem para ser uma lição de vida e nem para serem lembrados como grandes épicos do cinema.

6 comentários:

  1. falae maça blz?
    pow cara gostei muito do seu comentario sobre a merda de filmes adolecentes que nao servem para nada
    tu é muito inteligente mesmo em cara
    faça mas desse estilo blz?
    abraço...jader

    ResponderExcluir
  2. Amor... interessante o que você escreveu...em partes também concordo com você!!!
    Bjus te amo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, vc é muito inteligente Deus te abençõe e sucesso no seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post.
    De fato há certo déficit no que se refere a indústria cinematográfica que agrega a grande massa. Querendo ou não, sempre há uma grande parcela de jovens que aceitam o que lhes é imposto e tomam como maravilha momentânea...E foi isto que aconteceu com essas coisinhas esdrúxulas maquiadas de vampiros ( por sinal, acabaram com um legado de séculos)
    Acho que já está na hora dos grandes roteiristas reverem seus scripts e procurarem passar algo menos putrefato para o público.

    ResponderExcluir
  5. Po maçã concordo com tudo ai veio, muito bem escrito..to te seguindo tbm, e ancioso por mais criticas !

    abraços

    ResponderExcluir